Vedação de silo. Conheça a história de uma fazenda que com o uso da linha RR 500 ECO assegurou a vedação de seu silo e reduziu seus custos com manutenção. Tudo de forma rápida, com garantia de estanqueidade e maior durabilidade.
A fazenda
A fazenda está situada em Ribas do Rio Pardo, no estado do Mato Grosso do Sul. Seu principal negócio é a criação de gado por meio do sistema de confinamento, oferecendo ao consumidor o que há de melhor em carne bovina. Além disso, eles também fazem o plantio de milho e soja.
Problema
Manter o silo vedado é fundamental para o agronegócio, afinal a rentabilidade da colheita depende disso. Caso entre umidade no silo, os grãos começam a germinar, ocasionando a depreciação no valor da venda dos grãos. Além disso, a falta de estanqueidade na base do silo gera fungos e até insetos, inferindo também na qualidade do grão.
E isso não é diferente na fazenda onde foi feito o trabalho, por isso eles fazem manutenções preventivas anualmente em todos os seus silos. A fazenda produz milho e soja e a rentabilidade de seus negócios dependem dessas colheitas.
Alguns anos atrás, a infiltração em um dos silos começou a incomodá-los, inclusive causando prejuízos para a fazenda.
Neste ano, eles previam a troca do telhado inteiro do silo (270 m²), pois ele já tinha 8 anos e o telhado apresentava alguns pontos críticos, são eles:
- Falta de vedação nos transpasses das telhas; (vedação de silo)
- Corrosão superficial nas telhas;
- Má vedação dos parafusos e outros componentes do telhado, como escada e sistema de ventilação.
Outro ponto importante é que os silos possuem um sistema de ventilação para garantir a temperatura e umidade ideal para os grãos. Devido à alta temperatura da região, os sistemas eram mais utilizados, elevando o gasto com energia elétrica. Desta forma, o cliente buscava por uma solução para reduzir estas despesas.
Solução
Após o diagnóstico da equipe da Hard foi constatado que não seria necessário realizar a troca do telhado, uma vez que o impermeabilizante RR 500 ECO aumenta a vida útil da cobertura, além de garantir 100% de estanqueidade. Este produto é a melhor solução, pois proporciona elevada resistência a intempéries, flexibilidade, além de ser um trabalho extremamente prático.
Desta forma, a manutenção foi realizada em 4 etapas.
1ª Etapa – Limpeza
O primeiro passo foi garantir a limpeza da área a fim de deixá-la completamente livre de pó, graxas, tintas, óleos, oxidações e assim assegurar a aderência dos materiais que seriam utilizados. Para isso foi realizada toda a limpeza do telhado com hidro jato.
2ª Etapa – Transpasse das telhas
Foi realizada a manutenção dos transpasses das telhas com o Impermeabilizante RR 500 ECO combinado com a tela estruturante Flexfelt, proporcionando elevada resistência a intempéries, flexibilidade e maior reforço mecânico nos transpasse.
3ª Etapa – Cabeça dos parafusos
A cabeça dos parafusos já possuía um selante que havia sido aplicado no ano anterior, porém ele já estava todo “craquelado” e deteriorado. Desta forma, foi feita a remoção de todo este selante antigo com uma escova de aço. Então, foi aplicado o selante RR 500 ECO, (especial para vedação de silos em fazendas) proporcionando vedação e maior produtividade ao processo, uma vez que sua baixa viscosidade garante o encapsulamento do parafuso.
4ª Etapa – Envelopamento do telhado
Por fim, foi realizado a aplicação do impermeabilizante RR 500 ECO com o auxílio de um rolo de microfibra de pelo baixo. A primeira demão foi na cor cinza e a segunda demão na cor branca, para garantir a redução de temperatura do silo (refletância térmica).
Nesta manutenção foram utilizados 200 kg de Impermeabilizante RR 500 ECO, 350m de Flexfelt e 6 sachês de Selante RR 500 ECO. O tempo de execução foi de 3 dias.
Conclusão
Após a manutenção do telhado do silo, todos os problemas de infiltração foram sanados, além de ter aumentado a vida útil da cobertura. Desta forma, o cliente teve uma grande economia, tendo em vista que a troca do telhado iria custar 3 vezes mais do que o custo com a impermeabilização. Além da redução dos custos de manutenção anuais.
Quer saber como a Hard pode tornar o seu dia a dia mais fácil? Entre em contato conosco.
(Estudo de caso realizado em agosto de 2020)
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.