A tela de reforço é utilizada para aumentar a resistência mecânica da impermeabilização, por isso ela geralmente é utilizada em pontos críticos, como cantos vivos, arestas verticais, arestas horizontais, ralos, etc.
Entretanto, a manta Fexpren não precisa da tela de reforço. O produto foi desenvolvido em tecnologia MS Polymer® que após curado forma uma membrana flexível, impermeável e de excelente aderência no concreto, garantindo impermeabilização completa na área aplicada sem necessidade de tela de reforço.
Desta forma, a questão do uso da tela de reforço fica como uma opção caso se queira ter uma dupla garantia da impermeabilização, principalmente em áreas em que há mais fissuração, como juntas de dilatação.
Quer entender mais sobre o assunto? Assista ao nosso vídeo “Teste de impermeabilização: Manta Flexpren x Manta Acrílica”. Neste vídeo foi realizado um teste e comprovado na prática por que a manta Flexpren não precisa de tela de reforço.
A Flexpren não é tóxica, porém nos testes realizados ela não atendeu 2 quesitos, que são: gosto e cheiro. Por isso, não recomendamos que seja utilizado em caixa d’água.
Contudo, é um excelente produto para ser aplicado em cisternas e caixas de reuso, pois ela não irá emulsionar em água parada.
Ela pode ser utilizada em áreas externas desde que não fique exposta diretamente ao sol, nestes casos recomendamos a aplicação de uma proteção mecânica como contra piso ou assentamento cerâmico.
A manta pode ser utilizada desde que não fique exposta diretamente ao sol, nestes casos recomendamos a aplicação de uma proteção mecânica.
Cada montagem apresenta diferenças quanto ao projeto e localização da obra, tornando-se necessária uma especificação exclusiva para cada caso.
SOLUÇÃO:
Sobrou produto? Não tem problema, você pode guardar o impermeabilizante para utilizar novamente mais tarde. Quer saber como? Confira nossas dicas.
O impermeabilizante Flexpren e RR 500 ECO curam com a umidade do ar, ou seja, quanto maior o contato com o ar, mais rápido ele irá secar. Por isso, é fundamental fechar corretamente a lata, evitando este contato. Para isso, limpe bem os resíduos de produto na borda da embalagem, afinal eles podem impedir o fechamento completo e permitir a entrada de ar. Depois, encaixe aos poucos a tampa, sem usar martelos e outras ferramentas para não amassá-la. Pronto! Você pode guardar o impermeabilizante até o vencimento.
Outra dica bem importante é não deixar a lata aberta durante o processo de impermeabilização. Por isso, retire o produto que será usado e feche a embalagem logo em seguida.
Não se assuste se quando reabrir a lata houver uma película sobre o produto. Isso, porque a formação desta membrana é inevitável, já que ocorreu um contato com oxigênio. Mas, se você seguiu as dicas acima, é só remover e aplicar o produto normalmente.
Com essas medidas, você garante a qualidade e evita desperdício na utilização do seu impermeabilizante Hard.
Essa aplicação pode ser feito de 3 formas, pincel, rolo e sistema airless. O rendimento pode variar de acordo com o tipo de aplicação.
Sim! Nós fizemos os testes de arrancamento levando em consideração a norma de fachada que é a NBR 13755 (REVESTIMENTOS CERÂMICOS DE FACHADAS E PAREDES EXTERNAS COM UTILIZAÇÃO DE ARGAMASSA COLANTE). Esta norma solicita carga de 0,5 MPa em amostra com diâmetro de 50mm, e nestes testes os resultados foram excelentes.
Não, para aplicação do impermeabilizante Flexpren é fundamental que a superfície esteja totalmente seca. Isso porque a umidade interfere no processo de cura do produto e prejudica a formação do filme. Pois, o produto cura com a umidade, então corre o risco de curar antes de aderir totalmente ao substrato.
É possível ter certeza que a superfície está seca seguindo os procedimentos da norma ASTM E1907 (Standards Pratices for Determining Moisture-Related Acceptability of Concrete Floors to Receive Moisture-Sensitive Finishes). Basta apenas estender amostras de filme plástico de aproximadamente 1m² em diversos pontos da superfície, selar com fita adesiva e aguardar 24 horas. Se depois desse período de espera, não houver acúmulo de gotículas no plástico ou manchas de umidade na superfície, significa que ela está seca.
Os problemas de da queima de ponta, podem estar relacionados às seguintes situações:
a) Elevada rotação (queima de ponta): A elevada rotação do equipamento pode ocasionar elevado desgaste na ponta do parafuso, em função do alto índice atrito gerando assim a quebra da haste de corte da ponta do parafuso.
b) Parafuso realiza duas operações ao mesmo tempo (quebra de ponta): Caso o parafuso esteja gerando duas operações ao mesmo tempo (ex: furação e fixação), pode diminuir o processo a rotação do parafuso no momento da furação gerando a queima da ponta.
c) Extensão muito longa: se a extensão for muito longa pode diminuir a voltagem da parafusadeira gerando a diminuição na rotação, dificultando o processo de furação e gerando a queima da ponta.
d) Furação de enterçamento fora do especificado (queima de ponta): O parafuso deve furar o range especificado de cada ponta, conforme Boletim Técnico Hard. A furação acima deste range, gera a queima da ponta.
As possíveis soluções de queimas de ponta estão relacionas nas seguintes alternativas:
a) Use the appropriate equipment, according to Hard specification, of maximum rotation of 2500 RPM and 15Nm of wrench.
b) Durante o processo de instalação, o parafuso deve realizar uma operação por vez, como:
1º) Furar;
2º) Laminar;
3º) Atarrachar;
Desta forma, evita-se a perda de velocidade durante o processo e consequentemente a queima da ponta.
c) Trabalhar com extensões de no máximo 2 metros evitando a perda de tensão.
d) Trabalhar dentro do range de perfuração especificado em Boletim Técnico Hard, verificando o comparativo de: TIPO DE PONTA X ESPESSURA DO ENTERÇAMENTO.
FM Approved é uma certificação concedida pela FM Approvals, organização ligada a FM Global, que dispõe de laboratórios e equipes com mais de 1500 engenheiros aptos a testar e reproduzir os mais difíceis fenômenos meteorológicos, recriando ventos com força de furacão (258km/h) e testando as resistências dos materiais de construção, em particular os sistemas de cobertura. Os testes realizados vão desde a verificação da amostra do produto em relação a seu desenho e/ou especificação até os controles de qualidade e instalação.
Alguns dos requisitos do sistema de qualidade avaliados são: procedimentos para inspeção de recebimento de matéria-prima e controle de qualidade de manufatura, documentação de engenharia, sistemas de medição, procedimentos para rastreabilidade e tratamento de anomalias. A FM Approvals é reconhecida e respeitada em todo o mundo. Sua certificação FM Approved garante aos clientes que um produto ou serviço tenha sido rigorosamente testado e esteja em conformidade com os mais altos padrões nacionais e internacionais.
O QUE É A FM GLOBAL?
A FM Global é uma companhia de seguros especializada na prevenção de sinistros patrimoniais por meio do uso da engenharia de prevenção de perdas. Fundada em 1835, a organização tem forte presença em mais de 130 países, e um terço das empresas presentes na publicação americana “Fortune 1000” são seus clientes.
Como o Infinity é livre de porosidades, não há acumulo de sujeiras ou manchamento. Sendo assim, a limpeza é muito fácil, pode ser feita apenas com água, não precisando de produtos agressivos. Por isso, não é recomendado o uso de água sanitária na limpeza do Rejunte Infinity, pois pode haver alteração de cor.
Não, o RR 500 ECO não pode ser diluído em tíner, aguarrás, etanol, querosene ou qualquer tipo de solvente. É indicado somente diluição com Hard Cleaner 998.
Para compras em atacado, o pedido mínimo é de R$ 1.000,00. Se for este o caso, basta clicar neste link https://hard.com.br/contato e entrar em contato com a nossa equipe comercial.
Mas, se as compras não atingirem este valor, é possível adquirir este produto pela nossa loja virtual, é só clicar neste link https://loja.hard.com.br/. Além de não ter pedido mínimo de faturamento, entregamos para todo o Brasil e o frete é grátis para compras acima de R$ 300,00 para as regiões Sul e Sudeste.
A manta é fornecida nas cores cinza e preto, indicamos a utilização das cores diferentes para que se tenha o melhor controle de recobrimento na aplicação, pois se utilizar somente uma cor, fica mais difícil de saber onde o produto já foi aplicado na segunda demão.
O impermeabilizante RR500 Eco é fornecida nas cores cinza e branco, indicamos a utilização das cores diferentes para que se tenha o melhor controle de recobrimento na aplicação, pois se utilizar somente uma cor, fica mais difícil de saber onde o produto já foi aplicado na segunda demão.
Sim, pode ser pintado, porém alguns tipos de tinta podem trincar devido à movimentação, por isso recomendamos fazer testes preliminares antes da aplicação definitiva.
Atualmente os itens da Linha Durs e Linha Metalic possuem a certificação FM Approved, mas há outros produtos em processo de certificação. Confira na tabela abaixo os itens já homologados.
Todos os nossos produtos seguem o mesmo critério de controle de qualidade, portanto toda a linha de produtos da Hard oferece alta durabilidade e resistência.
Melhor custo-benefício e garantia de que os produtos empregados na obra possuem padrões de qualidade, critérios de segurança e desempenhos técnicos aprovados no mundo todo.
É indispensável, portanto, uma empresa observar, no momento das especificações dos projetos, que os custos com fixadores na obra são irrisórios se comparados aos prejuízos resultantes da danificação de máquinas, equipamentos, estoques de matérias-primas e produtos acabados, causados pelo arrancamento da cobertura em uma tempestade ou vendaval.
Para calcular o rendimento do Rejunte Infinity é necessário ter em mente três informações. A primeira é o tamanho do porcelanato, ou seja, a largura, o comprimento e altura da peça. Também é preciso saber a largura da fuga, além da área total em que o produto será aplicado.
Para exemplificar a importância de ter todos esses dados, vamos imaginar que temos os ambientes A e B com a mesma área total e vamos aplicar o mesmo porcelanato. Porém, no ambiente A, a fuga terá 1mm e, no B, 2mm. Apenas essa variante pode significar o dobro de produto utilizado. Abaixo, para facilitar o cálculo, disponibilizamos as tabelas de rendimento das três linhas do Rejunte Infinity, material retirado do boletim técnico de cada item.
Infinity Porcelanato:
Dimensões do Porcelanato | Largura da fuga |
Dimensões (LxC) | 1mm | 1,5mm | 2mm | 3mm |
300x150cm | 45-48 m² | 30-32 m² | 22-24 m² | 15-16 m² |
260 x 120 cm | 37-40 m² | 25-26,5 m² | 18,5-20 m² | 12,5-13,5 m² |
200 x 100 cm | 30-32 m² | 20-21 m² | 15-16 m² | 10-11 m² |
180 x 90 cm | 27,5-29 m² | 18-19 m² | 13,5-14,5 m² | 9-9,5 m² |
150 x 100 cm | 27-28 m² | 18-19 m² | 13-14 m² | 8-9 m² |
120 x 120 cm | 27-29 m² | 18,5-19,5 m² | 13,5-14,5 m² | 9-9,5 m² |
100 x 100 cm | 22-24 m² | 15-16 m² | 11-12 m² | 7-8 m² |
90 x 90 cm | 20-22 m² | 13,5-14,5 m² | 10-11 m² | 6,5-7,5 m² |
80 x 80 cm | 18-19 m² | 11-12 m² | 8-9 m² | 5-6 m² |
80 x 40 cm | 12-13 m² | 8-8,5 m² | 6-6,5 m² | 3,5-4 m² |
60 x 60 cm | 13-14,5 m² | 9-9,5 m² | 6,5-7 m² | 4,5-5 m² |
60 x 30 cm | 9-9,5 m² | 6-6,5 m² | 4,5-5 m² | 3-3,5 m² |
50 x 50 cm | 11,5-12 m² | 7,5-8 m² | 5,5-6 m² | 3,5-4 m² |
Infinity Decorativo:
Dimensões do Porcelanato | Largura da fuga |
Dimensões (L x C) | 1 mm | 1,5 mm | 2 mm | 3 mm | 4 mm |
100 x 50 cm | 14-17 m² | 9,5-11 m² | 7- 8,5 m² | 4,5-5,5 m² | 3,5-4 m² |
50 x 50 cm | 11,5-12 m² | 7,5-8 m² | 5,5-6 m² | 3,5-4 m² | 2,5-3 m² |
40 x 40 cm | 9-9,5 m² | 6-6,5 m² | 4,5-5 m² | 3-3,5 m² | 2-2,5 m² |
30 x 30 cm | 7-7,5 m² | 4,5-5 m² | 3-3,5 m² | 2-2,5 m² | 1,5-2 m² |
20 x 20 cm | 6-6,5 m² | 4-4,5 m² | 3-3,5 m² | 1,9-2,3 m² | 1,4-1,7 m² |
20 x 10 cm | 4-4,5 m² | 2,5-3 m² | 2-2,5 m² | 1,3-1,5 m² | 1-1,2 m² |
15 x 15 cm | 4,5-5 m² | 3-3,5 m² | 2-2,5 m² | 1,4-1,7 m² | 1-1,3 m² |
10 x 10 cm | 3-3,5 m² | 2-2,4 m² | 1,5-1,8 m² | 1-1,2 m² | 0,8-1 m² |
5 x 5 cm | 2,3-2,7 m² | 1,5-1,8 m² | 1-1,2 m² | 0,8-1 m² | 0,5-0,8 m² |
2 x 2cm | 1 m² | 0,6 m² | 0,5 m² | 0,3 m² | 0,25 m² |
Infinity Piscina:
Dimensões do Porcelanato | Largura da fuga |
Dimensões (L x C) | 1 mm | 1,5 mm | 2 mm | 3 mm | 4 mm |
30 x 30 cm | 7-7,5 m² | 4,5-5 m² | 3-3,5 m² | 2-2,5 m² | 1,5-2 m² |
20 x 20 cm | 6-6,5 m² | 4-4,5 m² | 3-3,5 m² | 1,9-2,3 m² | 1,4-1,7 m² |
15 x 15 cm | 4,5-5 m² | 3-3,5 m² | 2-2,5 m² | 1,4-1,7 m² | 1-1,3 m² |
10 x 10 cm | 3-3,5 m² | 2-2,4 m² | 1,5-1,8 m² | 1-1,2 m² | 0,8-1 m² |
5 x 5 cm | 2,3-2,7 m² | 1,5-1,8 m² | 1-1,2 m² | 0,8-1 m² | 0,5-0,8 m² |
O rendimento de um selante depende do tamanho da junta de dilatação em que ele será utilizado. Para definir com segurança a quantidade de produto necessário na sua obra, consulte a tabela abaixo.
GUIA DE RENDIMENTO – SELANTES | |||||
PRODUTO | EMBALAGEM | FATOR FORMA | DIMENSÕES DA JUNTA (LARGURA X PROFUNDIDADE) | RENDIMENTO EM METROS LINEARES | |
MS 425 Fachada | Sachê 600g | Largura de junta até 10 mm |
1 : 1 | 6 mm x 6 mm | 11,0 m |
8 mm x 8 mm | 6,2 m | ||||
10 mm x 10 mm | 4,0 m | ||||
Largura de junta maior que 10 mm |
2 : 1 | 20 mm x 10 mm | 2,0m | ||
25 mm x 12,5 mm | 1,3 m | ||||
30 mm x 15 mm | 0,9 m |
Rolo de pintura de microfibra com altura de 5mm é o mais indicado para a aplicação da manta, com este rolo a aplicação fica mais leve. Quanto menor a altura das cerdas, melhor.
Para garantir maior vida útil da impermeabilização, recomenda-se a limpeza da superfície impermeabilizada com soluções neutras (PH 7,0).