Cada montagem apresenta diferenças quanto ao projeto e localização da obra, tornando-se necessária uma especificação exclusiva para cada caso.
SOLUÇÃO:
Os problemas de da queima de ponta, podem estar relacionados às seguintes situações:
a) Elevada rotação (queima de ponta): A elevada rotação do equipamento pode ocasionar elevado desgaste na ponta do parafuso, em função do alto índice atrito gerando assim a quebra da haste de corte da ponta do parafuso.
b) Parafuso realiza duas operações ao mesmo tempo (quebra de ponta): Caso o parafuso esteja gerando duas operações ao mesmo tempo (ex: furação e fixação), pode diminuir o processo a rotação do parafuso no momento da furação gerando a queima da ponta.
c) Extensão muito longa: se a extensão for muito longa pode diminuir a voltagem da parafusadeira gerando a diminuição na rotação, dificultando o processo de furação e gerando a queima da ponta.
d) Furação de enterçamento fora do especificado (queima de ponta): O parafuso deve furar o range especificado de cada ponta, conforme Boletim Técnico Hard. A furação acima deste range, gera a queima da ponta.
As possíveis soluções de queimas de ponta estão relacionas nas seguintes alternativas:
a) Use the appropriate equipment, according to Hard specification, of maximum rotation of 2500 RPM and 15Nm of wrench.
b) Durante o processo de instalação, o parafuso deve realizar uma operação por vez, como:
1º) Furar;
2º) Laminar;
3º) Atarrachar;
Desta forma, evita-se a perda de velocidade durante o processo e consequentemente a queima da ponta.
c) Trabalhar com extensões de no máximo 2 metros evitando a perda de tensão.
d) Trabalhar dentro do range de perfuração especificado em Boletim Técnico Hard, verificando o comparativo de: TIPO DE PONTA X ESPESSURA DO ENTERÇAMENTO.
FM Approved é uma certificação concedida pela FM Approvals, organização ligada a FM Global, que dispõe de laboratórios e equipes com mais de 1500 engenheiros aptos a testar e reproduzir os mais difíceis fenômenos meteorológicos, recriando ventos com força de furacão (258km/h) e testando as resistências dos materiais de construção, em particular os sistemas de cobertura. Os testes realizados vão desde a verificação da amostra do produto em relação a seu desenho e/ou especificação até os controles de qualidade e instalação.
Alguns dos requisitos do sistema de qualidade avaliados são: procedimentos para inspeção de recebimento de matéria-prima e controle de qualidade de manufatura, documentação de engenharia, sistemas de medição, procedimentos para rastreabilidade e tratamento de anomalias. A FM Approvals é reconhecida e respeitada em todo o mundo. Sua certificação FM Approved garante aos clientes que um produto ou serviço tenha sido rigorosamente testado e esteja em conformidade com os mais altos padrões nacionais e internacionais.
O QUE É A FM GLOBAL?
A FM Global é uma companhia de seguros especializada na prevenção de sinistros patrimoniais por meio do uso da engenharia de prevenção de perdas. Fundada em 1835, a organização tem forte presença em mais de 130 países, e um terço das empresas presentes na publicação americana “Fortune 1000” são seus clientes.
Atualmente os itens da Linha Durs e Linha Metalic possuem a certificação FM Approved, mas há outros produtos em processo de certificação. Confira na tabela abaixo os itens já homologados.
Todos os nossos produtos seguem o mesmo critério de controle de qualidade, portanto toda a linha de produtos da Hard oferece alta durabilidade e resistência.
Melhor custo-benefício e garantia de que os produtos empregados na obra possuem padrões de qualidade, critérios de segurança e desempenhos técnicos aprovados no mundo todo.
É indispensável, portanto, uma empresa observar, no momento das especificações dos projetos, que os custos com fixadores na obra são irrisórios se comparados aos prejuízos resultantes da danificação de máquinas, equipamentos, estoques de matérias-primas e produtos acabados, causados pelo arrancamento da cobertura em uma tempestade ou vendaval.