O parafuso está queimando a ponta. O que eu faço?
Os problemas de queima de ponta, podem estar relacionados às seguintes situações:
- Elevada rotação (queima de ponta): A elevada rotação do equipamento pode ocasionar elevado desgaste na ponta do parafuso, em função do alto índice atrito gerando assim a quebra da haste de corte da ponta do parafuso.
- Parafuso realiza duas operações ao mesmo tempo (quebra de ponta): Caso o parafuso esteja gerando duas operações ao mesmo tempo (ex: furação e fixação), pode diminuir o processo a rotação do parafuso no momento da furação gerando a queima da ponta.
- Extensão muito longa: se a extensão for muito longa pode diminuir a voltagem da parafusadeira gerando a diminuição na rotação, dificultando o processo de furação e gerando a queima da ponta.
- Furação de enterçamento fora do especificado (queima de ponta): O parafuso deve furar o range especificado de cada ponta, conforme Boletim Técnico Hard. A furação acima deste range, gera a queima da ponta.
SOLUÇÃO
As possíveis soluções de queimas de ponta estão relacionas nas seguintes alternativas:
- Use o equipamento apropriado, de acordo com a especificação da Hard, de rotação máxima de 2.500 RPM e 15Nm de torque.
- Durante o processo de instalação, o parafuso deve realizar uma operação por vez, como:
1º) Furar;
2º) Laminar;
3º) Atarraxar;
Desta forma, evita-se a perda de velocidade durante o processo e consequentemente a queima da ponta.
- Trabalhar com extensões de no máximo 2 metros evitando a perda de tensão.
- Trabalhar dentro do range de perfuração especificado em Boletim Técnico Hard, verificando o comparativo de: TIPO DE PONTA X ESPESSURA DO ENTERÇAMENTO.