As telhas metálicas são resistentes e duráveis. Entretanto, com o passar do tempo, elas podem apresentar alguns desgastes ligados na maioria das vezes às intempéries e o ambiente onde foram aplicadas. A patologia mais comum é a corrosão na cobertura metálica, que diminui drasticamente a vida útil desse tipo de telhado.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo comparativo entre as duas principais opções para resolver o problema da corrosão: a troca da cobertura e o envelopamento. Tenha uma boa leitura!

Corrosão na cobertura metálica: o que é e como prevenir

As telhas metálicas são uma opção que oferecem alta resistência, baixo peso e facilidade de aplicação. Porém, quando há o surgimento de patologias como a corrosão, por exemplo, toda a estrutura pode entrar em colapso. Além do prejuízo econômico, o resultado é o desperdício de material, mão de obra e tempo para os reparos.

Exemplo de corrosão na cobertura metálicaUm dos problemas mais comuns nesse tipo de cobertura é a corrosão, que nada mais é do que a oxidação do aço ao entrar em contato com gases nocivos ou umidade. Sendo que as chapas afetadas por esse processo perdem características fundamentais, como resistência mecânica e estética, por exemplo.

Alguns tipos de corrosão são a generalizada e a localizada. Sendo que a primeira é quando o dano se manifestou em uma grande área do telhado. Geralmente, isso acontece porque a qualidade da telha não é resistente o suficiente para o ambiente onde foi aplicada. Quando a corrosão é localizada, há apenas o surgimento de oxidação em alguns pontos da telha, normalmente perto dos parafusos e rebites.

Para evitar esse problema, é necessário atenção desde a escolha da telha até a montagem do telhado, passando pela escolha de uma vedação adequada. Além disso, é imprescindível as realizações de manutenções regulares, a fim de assegurar a sua vida útil e evitar trocas de peças constantes.

Quando o envelopamento é recomendado?

A linha RR 500 ECO pode ser utilizada para reforçar a impermeabilização em pontos críticos do telhado, como nas cumeeiras e em furos nas telhas. Veja abaixo o vídeo do nosso canal no Youtube que traz um passo a passo desse tipo de reparo. Quando usados para este fim, os itens podem aumentar a vida útil do telhado em até 15 anos. E, oferecem também o menor tempo de cura final (48h) e entre demãos (2h), contribuindo para um trabalho mais eficiente.

Além disso, esta linha é indicada para casos em que é necessária a cobertura total do telhado com a membrana, como quando há corrosão na cobertura metálica. Esta medida é recomendada quando o calor é um problema, então o objetivo é obter conforto térmico e diminuir as despesas com ar-condicionado e ventilação. Isso é possível porque o Impermeabilizante RR 500 ECO conta com refletância térmica de até 89%. A diminuição da temperatura foi um dos ganhos de uma fazenda ao utilizar esta linha na vedação de um silo, veja a história completa aqui.

Redução de temperatura após a aplicação do RR 500 ECO

Outra situação em que é recomendada a cobertura total é quando o telhado foi afetado pela corrosão e apresenta casos de infiltrações e goteiras. O sistema RR 500 ECO então aparece como uma opção para evitar a troca da cobertura inteira. Como contém aditivos anti UVB, proporciona elevada durabilidade ao tempo e aos agentes climáticos. E, sua composição que não dilui em água, assegura vedação completa. Com o envelopamento do telhado com a linha RR 500 ECO, a estimativa da vida útil da cobertura pode chegar até 15 anos também. Isso sem precisar remanejar estoques ou parar a linha de produção para reparar a cobertura.

Envelopamento vs troca do telhado: qual a melhor opção?

Quando pensamos na troca do telhado como um todo ou de grande parte das telhas para resolver um problema com corrosão é comum considerarmos somente o custo com a mão de obra e materiais, ignorando que outras variáveis fazem parte desta equação. Por exemplo, se o telhado em questão pertencer a um centro de distribuição ou estoque, deve-se considerar os valores com a realocação do material estocado, o que aumentará o custo com aluguel e frete. Além disso, deve ter em conta o tempo gasto com a mudança, uma vez que um estoque tem uma organização que precisa ser mantida. Se o telhado pertencer a uma fábrica, tem que ser considerado também os prejuízos financeiros que irão ter com a parada da linha de produção.

Aplicação do RR 500 ECOCom o sistema RR 500 ECO, não haverá gastos extras com aluguel ou frete, nem mesmo o funcionamento do galpão será prejudicado para que o telhado seja reparado. Isso porque o prédio simplesmente não precisará ser fechado. Todo restauro poderá ser feito sem interrupções do trabalho e de forma rápida e eficiente. Isso é possível, primeiro, por conta da fácil aplicabilidade dos produtos. O impermeabilizante Hard RR 500 ECO é monocomponente e já vem pronto para o uso, assim como a tela Hard Flexfelt Autoadesiva vem na largura ideal para aplicação sem a necessidade de recortes.

Além disso, como já dito, o menor tempo entre as demãos e de cura final, 2h e 48h, respectivamente, asseguram reparos mais rápidos. Ou seja, dependendo da metragem do telhado, o problema de corrosão na cobertura metálica poderá ser resolvido em um dia, sem que a chuva se torne uma preocupação. Isso porque esta solução é composta por pré-polímeros, cargas e aditivos que formam uma membrana que não diluí com a água, pois, na verdade, curam com a umidade do ar.

O único caso em que o envelopamento do telhado não é recomendando é quando o grau de deterioração da telha é muito grande e chegou a um nível estrutural. Por exemplo, se todas as chapas já estão completamente oxidadas, o melhor é investir na troca do telhado e em um sistema de vedação eficiente com produtos adequados para evitar que o problema ocorra novamente.

Quanto custa um galpão fechado?

Na hora de decidir entre o envelopamento da cobertura com o sistema RR 500 ECO e a troca do telhado é preciso fazer a pergunta: quanto eu irei perder se o meu galpão parar de funcionar? E, nessa conta, deve estar incluído todo custo com mão de obra, material, frete, aluguel de um novo galpão se for necessário, o funcionamento interrompido do negócio e todo o tempo envolvido se a opção escolhida for a troca da cobertura.

Claro que essa é a única escolha quando a corrosão já chegou a um nível estrutural, mas atualmente já contamos com o sistema RR 500 ECO que repara sem precisar fechar o galpão nem por um dia. Além de investir somente no material e na mão de obra, essa solução protege contra corrosões e infiltrações, conta com uma aplicação ágil e aumenta o conforto térmico e acústico.

Faça um orçamento e garanta a máxima proteção do seu telhado, sem interrupções no seu trabalho.