Poupar gastos é um critério importante na construção, mas pequenas economias podem representar grandes danos. O telhado metálico, geralmente utilizado em grandes estruturas, protege milhões em mercadorias, além de equipamentos. A corrosão pode causar problemas irreparáveis.

O investimento em fixadores e sistemas de vedação, de alta qualidade, representa menos de 1% do valor total de uma obra. Por outro lado, o uso de materiais de baixa qualidade, pode trazer prejuízos incalculáveis. Veja alguns exemplos:

Armazém de grãos

Parafusos de baixa qualidade, limalhas e falhas no sistema de vedação causam corrosão

Paulo é produtor de grãos e construiu um galpão maior para armazenar seu estoque. Sem grande conhecimento sobre os materiais utilizados na cobertura, tentou economizar em quase todos os itens. Passado pouco mais de 2 anos, o galpão apresentou grande corrosão nos parafusos. Enquanto orçava um reparo nessa cobertura, houve uma grande tempestade, que causou goteiras no telhado e, antes de qualquer reforma, Paulo perdeu toda sua produção ali armazenada.

Com um baixo investimento, em relação ao valor da obra, com fixadores altamente resistentes, certificados e compatíveis com o telhado, além de selantes, esse prejuízo teria sido evitado.

Centro de Distribuição

Corrosão e infiltrações no telhado causaram alagamento em Centro de Distribuição

Um Centro de Distribuição de equipamentos eletrônicos, de 50 mil metros quadrados, possuía uma estrutura aparentemente robusta e moderna, mas não estava preparado para chuvas e ventos fortes. Parafusos e arruelas, de baixa qualidade, e vedação inadequada geraram corrosão e infiltrações no telhado metálico. Expostos ao vento e chuva, milhares de equipamentos eletrônicos foram completamente danificados. Nem mesmo o seguro do CD foi capaz de cobrir o prejuízo causado.

Indústria farmacêutica

Produção parada após dano em equipamento representa perda de milhões

Uma grande indústria farmacêutica abriu uma filial no nordeste, com linha de produção contínua, e adquiriu maquinários mais modernos para aumentar a fabricação. Localizado em uma área litorânea, rapidamente o telhado metálico começou a apresentar corrosão, principalmente em seus parafusos, sem proteção adequada para ambientes extremamente corrosivos. Em um dia de grande chuva, goteiras se formaram e atingiram um dos equipamentos mais valiosos da empresa, causando uma manutenção de alto custo, além de ter parado parte da produção por 30 horas. O resultado foi um lucro cessante de milhões.

Como saber se um produto é de qualidade superior?

A garantia de qualidade de um produto é certificada por testes internos e externos, de órgãos independentes e o atendimento às mais rigorosas normas nacionais e internacionais.

O nível de satisfação dos clientes também é um indicador. Na Hard, por exemplo, além de todos os testes e certificações pertinentes, entregamos mais de 1 bilhão de fixadores com zero defeito ao longo de nossa história.

Os parafusos com revestimento Ecoseal apresentam resistência de 1.500 horas no ensaio de Salt-spray (névoa salina) e 30 ciclos no ensaio de Kesternich (chuva ácida)

Evite retrabalho

Os tipos de materiais usados em telhados metálicos podem variar de acordo com a finalidade e localidade da obra. O engenheiro deve ter conhecimento das indicações de materiais, compatibilidade entre eles e prever as intempéries que um telhado metálico pode sofrer. Além disso, uma mão de obra atualizada é indispensável para evitar retrabalho e agilizar a construção, mantendo a qualidade.

Na Hard, oferecemos mais do que produtos, temos suporte técnico especializado e realizamos treinamentos para sua equipe.

Conheça nosso mix de soluções para seu telhado metálico:

Conte com nosso exclusivo suporte técnico e fale com nossos Especialistas.