A construção metálica e mista permite inúmeras possibilidades de projetos. No Brasil esse tipo de construção é mais comum na construção de galpões, centros de distribuição ou esportivos, mas não há limites para o uso do metal, madeira e concreto. Além de ser mais rápida, a construção metálica ou mista gera menos entulho. Veja alguns exemplos brasileiros de sucesso:
1) Santa Casa de Porto Alegre – Poa, RS
Esse projeto integra os vários edifícios hospitalares da Santa Casa de Porto Alegre, com uma cobertura mista de aço e vidro. Conhecida como “Rua da Saúde”, a cobertura se estende sobre o pátio do complexo hospitalar e é composta por 1647 painéis de vidro. A estrutura, uma malha triangular de aço com perfis tubulares, oferece abrigo, design moderno e cria uma área verde de convivência e descanso.
2) Arena Amazonas – Manaus, AM
O projeto foi baseado nas formas e biodiversidade encontradas na floresta tropical. O estádio foi projetado por engenheiros alemães em parceria com brasileiros para abrigar 44.400 espectadores.
A estrutura do telhado é composta de elementos em balanço amarrados mutuamente na forma de vigas ocas de aço, que também servem como grandes calhas, já que em Manaus as chuvas são quase que diárias. Os painéis do telhado e da fachada são compostos por fibra de vidro translúcido.
3) Colégio Mopi – Rio de Janeiro, RJ
A ampliação do Colégio Mopi procurou integrar a escola à natureza da floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. A fachada, que remete à uma árvore abstrata, é composta por chapas de metal perfuradas, painéis de cobre pré-oxidado micro perfurados e presos a uma estrutura em madeira laminada de eucalipto.
Como a arquitetura da escola segue uma forma orgânica, a engenharia prezou pela sustentabilidade, com a escolha de um sistema construtivo mais rápido e limpo, em estrutura metálica e guarda-corpos pré-fabricados e aparafusados, reduzindo em muito a geração de entulho.
4) Hangar Museu – Araquari, SC
O Hangar Museu foi projetado em 2020 para abrigar uma coleção de aviões históricos das décadas de 30 a 70, na cidade de Araquari, Santa Catarina. Os clientes queriam uma arquitetura que remetesse aos antigos hangares, feitos em estrutura de madeira com telha zincada.
Mesmo com uma legislação específica que limitava a área total construída e altura da edificação, além de desafios climáticos, foi possível criar um portão com abertura total de 38,7 metros livres, sustentados por arcos em madeira de eucalipto laminada, colada em pilares laterais de concreto que elevaram o pé direito das extremidades, permitindo um vão livre de 50 metros e uma cobertura curva com aproveitamento total da área interna e mezanino. Esse vão está entre os maiores do mundo em madeira, coberto por telhas metálicas. É possível que este hangar seja considerado um marco para a construção em madeira no Brasil.
5) Casa mista – Petrópolis, RJ
Projetado pelo próprio dono da casa, o arquiteto Rodrigo Simão, essa é uma casa que mescla formas modernas em aço com o estilo rústico da madeira de demolição. A entrada da casa possui um deck de pranchões de madeiras de demolição com 7 centímetros de espessura.
A estrutura de aço carbono utilizada na maior parte da construção possibilitou grandes vãos com peças de seções reduzidas, o que possibilita grandes aberturas de janelas e cria espaços abertos que se comunicam com o jardim e a paisagem montanhosa da região. O piso na maioria da casa é a própria laje de concreto que foi polida no ato de concretagem.
A Hard possui soluções para todas as etapas desses tipos de construções, com diferenciais que aumentam a vida útil dessas estruturas em até 30 anos. Conheça nossos parafusos, ancoragens e sistemas de vedação e impermeabilização. Fale com um de nossos Especialistas e receba um atendimento personalizado para suas necessidades.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.