fbpx

InstitucionalNossa História

Hard

A inovação e o empreendedorismo estão no DNA do Grupo Hard. Isso é possível enxergar em cada passo de sua trajetória, desde a sua fundação em 1985, na cidade de Porto Alegre/RS. Pioneira em vendas técnicas no Brasil, a Hard nasceu da vontade do engenheiro mecânico Larri Hartmann e mais dois sócios de facilitar o dia a dia do cliente por meio da inovação.

Hard

Em 1986, foi lançada a primeira linha de produtos da Hard e esta já trouxe um elemento que se tornaria a base para os seus produtos futuros: a inovação. As resinas em epóxi para recuperação e revestimento de bombas e válvulas tinham maior resistência à abrasão do que o aço. A primeira década de existência da empresa foi marcada por sua introdução nos mais diversificados mercados. A começar pelo seu pioneirismo no lançamento de tecnologia para fixadores no Brasil, com os parafusos especiais com Rosca Dupla Hi-Lo para plástico, lobulares e autoperfuranes para indústria e construção civil.

Hard

Depois foi a vez de iniciar a produção de espumas de PU para pranchas de surfe, além da fabricação de graxas e lubrificantes especiais de alto desempenho e óleos para usinagem e estampagem, produtos de alto valor e tecnologia agregados. Tanto comprometimento e especialização foram recompensados com a ampliação das operações para toda a região sul do país, em 1995, e o estabelecimento de parcerias técnicas e comerciais com empresas dos Estados Unidos e da União Europeia.

Hard

Se atualmente a Hard é especialista em Construção Metálica e Pré-Moldado, é por conta dos inúmeros investimentos feitos nesta área ao longo do tempo. Como a venda de fixadores autobrocantes com revestimento anticorrosivo e dos parafusos inox 304, ambos destinados a coberturas metálicas. Para este segmento, também foi lançado com exclusividade o inovador revestimento Ecoseal para fixadores e a fita Tacky-Tape®, uma verdadeira solução para vedação de telhados metálicos.

Hard

Além do lançamento do sistema Color Head para parafusos, do qual a pintura aumenta ainda mais a resistência à corrosão e a vida útil do fixador, o ano de 1999 foi marcado pelo início da venda da resina PC 6N + G130/30 para indústria cerâmica. Com foco também nas operações industriais, começou a importação de resinas da Itália e placas de poliuretano (PU) dos Estados Unidos, que substituíam o aço e o alumínio na modelação e ferramentaria.

Hard

Todos os avanços desde sua fundação culminaram para que a qualidade Hard ultrapassasse as fronteiras da região sul e uma filial fosse aberta em São Paulo/SP, para atender ao sudeste e centro-oeste do Brasil. A segunda década de trabalho foi encerrada com a transferência da matriz para Joinville/SC, onde logo depois foi aberta a primeira sede própria, e a compra das cotas de seu sócio por Larri, que assumiu 100% da empresa.

Hard

Em seu 25º aniversário, a Hard lançou a Linha Zaphir®, primeiro fixador autoperfurante em inox 304 no Brasil, além da linha de chumbadores químicos Hardfix® e a linha de selantes Hardthane®. Sucedendo estes lançamentos, a empresa trouxe para o mercado brasileiro a Nodopox 50, a primeira máquina de alta tecnologia que, por meio da Pasta Epóxi Raku-Tool, possibilita o desenvolvimento de modelos completos.

Hard

Ao longo de sua terceira década, a Hard manteve viva a sua crença de que o futuro é construído por meio da inovação, da sustentabilidade e eficiência. Uma prova disso é a parceria com uma empresa americana para o fornecimento de sistemas de ancoragem exclusivos. O Wedge Bolt e o Tapper, parafusos que laminam a rosca no concreto e vieram para substituir o sistema de ganchos, foram os primeiros produtos da Hard para Construção Civil. Enquanto o Trak-It, sistema de fixação a gás, surgiu para proporcionar maior eficiência em situações de trabalho contínuo. Esta década também foi marcada pelo início da fabricação do revestimento Zinmec, zincagem e galvanização mecânica. Além do lançamento do sistema Hard Model e Hard Stamp no segmento automobilístico. Fatos que comprovam que um dos segredos para um negócio sólido é a sua atuação nos mais diversificados mercados.

Hard

A ampliação da sede, de um para três prédios, não foi o único investimento em modernização, foram adquiridas três câmaras de testes para atestar os diferenciais de suas soluções. A de UV para testes de intempéries aceleradas; a de Salt Spray, que simula ambiente marítimo e as agressões ocasionadas pela névoa salina; e a de Kesternich, que simula chuva ácida, presente em ambientes de intensa poluição.

Hard

Em 2014, de forma pioneira, a Hard conquistou a importante certificação internacional FM Approval, uma comprovação de que os produtos da marca atendem a exigências de classe mundial. Entre alguns dos requisitos avaliados do sistema de qualidade estão procedimentos de teste para inspeção de recebimento de matéria-prima e controle de qualidade de manufatura, documentação de engenharia, sistemas de medição, procedimentos para rastreabilidade e tratamento de anomalias.

Hard

Atingir tantos resultados incríveis motivou a Hard a crescer cada vez mais, com isso, teve o início da exportação para outros países da América Latina. Também foi lançada a linha de impermeabilizantes RR 500 ECO específica para telhados metálicos, soluções de fácil aplicabilidade que protege contra corrosão e infiltração. Outro lançamento disruptivo para o mercado foi o da linha Infinity, que inaugura a categoria de rejuntes híbrido e alia alta durabilidade e aplicação ágil em apenas um produto. E assim, o Grupo Hard chega aos 35 anos, transformando obstáculos em impulso para o sucesso e elevando o padrão construtivo dos países em que atua.

A Evolução da Hard

Hard - 1985 1985

Início das atividades na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Hard - 1986 1986

Lançamento da primeira linha de produtos: as resinas em epóxi para recuperação e revestimento de bombas e válvulas, com maior resistência à abrasão do que o aço.

Hard - 1987 1987

Início da venda de parafusos especiais, com Rosca Dupla Hi-Lo para plástico, lobulares e autoperfurantes para indústria e construção civil, tornando-se pioneira no lançamento de tecnologia para fixadores no Brasil.

Hard - 1988 1988

A Hard passa também a fabricar espumas de poliuretano para pranchas de surfe.

Hard - 1989 1989

A empresa inicia a venda de graxas e lubrificantes especiais de alto desempenho e óleos para usinagem e estampagem, produtos de alto valor e tecnologia agregados.

Hard - 1990 1990

Oferta de parafusos autobrocantes, substituindo rebites nos assoalhos de ônibus.

Hard - 1995 1995

A empresa amplia suas operações para toda a região sul do Brasil e firma parcerias técnicas e comerciais com empresas dos Estados Unidos e da União Europeia.

Hard - 1996 1996

Revenda de fixadores autobrocantes com revestimento anticorrosivo de alto desempenho para coberturas metálicas e início da importação de parafusos dos Estados Unidos.

Hard - 1997 1997

Ano marcado pela revenda dos parafusos Ultimate e inox 304 para fixação de coberturas metálicas, bem como pela aquisição da máquina de Kesternich.

Hard - 1998 1998

A Hard começa a fabricar parafusos autoperfurantes com a marcação “H” na cabeça e a qualidade Hard. O foco dessa primeira linha são os parafusos para construção metálica e parafusos para ônibus e caminhões. Nesse ano, também ocorre o lançamento do revestimento inovador anticorrosivo Ecoseal de fixadores para construção metálica, uma exclusividade Hard.

Hard - 1999 1999

A empresa passa a oferecer soluções completas em sistemas de fixação para construção metálica, com foco em operações industriais. Este ano também é marcado pelo lançamento do sistema Color Head, pelo início da venda de PC 6N + G130/30 na indústria cerâmica e da importação de resinas da Itália e placas de poliuretano (PU) dos Estados Unidos.

Hard - 2000 2000

A Hard começa um bem-sucedido negócio de comercialização de resinas e placas de poliuretano (PU) para modelação e ferramentaria, como a placa PH-5210 para modelos de fundição, em substituição ao aço e ao alumínio. Nesse ano, foi fechado o primeiro contrato de venda de placa para a indústria automobilística. A empresa também colocou no ar seu primeiro website institucional, que foi recentemente reformulado.

Hard - 2001 2001

Aberta a primeira filial fora do Rio Grande do Sul, em Joinville, maior cidade do estado de Santa Catarina, centro industrial e logístico da região. Esta filial passa a atuar como um centro de distribuição para todo o Brasil, devido à sua localização, próxima à rodovia BR-101. Neste ano também é lançada a fita Tacky-Tape, solução para vedação de coberturas metálicas.

Hard - 2002 2002

Inauguração da filial em São Paulo (SP), com foco no segmento da construção metálica. Após um período de expansão, em 2003 passou a supervisionar os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o norte do Paraná.

Hard - 2004 2004

Em busca de um parque fabril maior, da expansão da área comercial e da atuação da empresa, a Hard transfere toda a matriz para Joinville e inicia a construção da sede própria na cidade catarinense. Também tem início a fabricação própria de resinas de manutenção e modelação.

Hard - 2005 2005

A Hard comemora os seus 20 anos de fundação e inaugura sua sede própria em Joinville (SC), com amplas e modernas instalações, para maior conforto e agilidade no atendimento aos seus clientes e colaboradores. Nesse ano também promove o lançamento do Durs Repair.

Hard - 2006 2006

Após um ano no novo endereço, a Hard inicia a construção do seu segundo prédio. Ano marcado também pelo início da fabricação do revestimento Zinmec, zincagem e galvanização mecânica.

Hard - 2007 2007

Em setembro deste ano, a Hard Comércio muda-se para o prédio novo, com mais 1.800 m2 de área construída. Agora, cada empresa está no seu prédio próprio, com muito mais espaço para atender seus clientes e desenvolver melhor seus serviços de industrialização. Em 2007, a empresa também lança o sistema Hard Model e Hard Stamp no segmento automobilístico.

Hard - 2008 2008

A Hard fecha parceria com uma empresa americana para fornecimento de sistemas de ancoragem exclusivos (fixação a gás, parafuso que lamina rosca no concreto). Com isso, são lançados grandes produtos como Wedge Bolt, Tapper e Trak-it. Ano também marcado pela implantação do HIT, um novo sistema de gestão empresarial.

Hard - 2009 2009

Lançamento do HTV – um motor-home totalmente construído para levar treinamento completo direto no canteiro de obras e criação das linhas Hardfix e Hardthane.

Hard - 2010 2010

Hard completa 25 anos e lança a Linha Zaphir, primeiro fixador autoperfurante em inox 304 no Brasil.

Hard - 2012 2012

Mais tecnologia, novas soluções. Aquisição da câmara de UV, para testes de intempéries aceleradas, e o lançamento do Sistema de Fixação Over Head, o chumbador Hardbolt, o Aplicador de Selante à Bateria e o Sistema de Fixação a Gás C5 e AG.

Hard - 2013 2013

Processos modernos que atestam nossos diferenciais. Modernização de seus laboratórios, com a substituição de duas câmaras: uma de Salt Spray, que simula ambiente marítimo e as agressões pela névoa salina, e outra de Kesternich, que simula a chuva ácida, presente em ambientes de intensa poluição.

Hard - 2014 2014

Qualidade superior que o mundo certifica. A Hard, de forma pioneira no Brasil, conquista a importante certificação internacional FM Approval, comprovando que os produtos da marca atendem a requisitos de classe mundial. Lançamento da nova linha de Selantes (Hardthane® MS, Hardthane® SMP e Hardflex®).

Hard - 2015 2015

Completamos 30 anos de inovação. Lançamentos dos produtos Premium da linha de Ancoragem Química e o Software HDF. Inauguração da nova sede própria em São Paulo (SP) e a aplicação de um novo direcionamento mercadológico. A Hard está preparada para os próximos 30 anos, afinal, o futuro é de quem acredita que é possível fazer mais e melhor todos os dias.

Hard - 2016 2016

Portas abertas para o mundo. A Hard expande os seus horizontes e inicia a exportação para outros países da América Latina. Além disso, um novo site foi lançado, com um novo sistema de navegação e layout moderno.

Hard - 2017 2017

Evolução que faz crescer. A Hard Indústria muda sua razão social para Brahen Indústria e Comércio de Polímeros Ltda.

Hard - 2018 2018

Moderno, dinâmico e com mais conteúdo. A Hard lança um novo site disponível para todas as plataformas digitais e também o seu blog onde reúne todas as notícias, dicas, guias e informações relacionadas aos segmentos em que atua. HARD

Hard - 2019 2019

Em busca de elevar o padrão construtivo dos países que atuamos. Lançamento da linha de impermeabilizantes, silicones e selantes para varejo (linha MS Fixa e PU Veda Calhas).